image

Muslim Parenting Tips & Updates

Liquid error (snippets/@AlternatingContentX line 68): Could not find asset snippets/CustomTexts-.liquid
image Liquid error (snippets/@AlternatingContentX line 127): Could not find asset snippets/CustomTexts-.liquid

Avaliação | My Salah Mat – Tapete de Oração Interativo

articles/image2.jpg_copy_a06bdb77-5509-41d0-afed-7f6206b82e85.jpg
Share this:
Facebook Twitter Whatsapp

Fiquei estupefacta com a quantidade de informação que as crianças conseguem captar ao acompanharem-nos, desde o nascimento da minha filha.

Apesar de a minha filha ter apenas 12 meses, o meu coração ficou derretido no dia em que ela se sentou no meu tapete de oração e, foi para o sujood depois de nos ter visto a rezar (os pais).

A Oração é uma componente fundamental da nossa religião é será a primeira componente acerca da qual seremos questionados. O nosso dia gira em torno da oração e é uma das ações que nos aproxima de Allah. É por esta razão que muitos pais encorajam as suas crianças a rezar desde cedo. Imitar os pais na oração é algo instintivo então, porque não incentivar a curiosidade e o interesse das crianças ao ensiná-las como rezar com este tapete de oração interetivo, sob patente pendente.

 

Tenho acompanhado o My Salah Mat no Instagram e fiquei admirada com este tapete de oração pelo que, deixo aqui a minha avaliação para vós.

O tapete de oração é feito com material à prova de água e resistente ao fogo. Dobra-se com facilidade.

É colorido e luminoso, o que faz dele atraente e divertido para as crianças.

É reproduzido em 11 idiomas diferentes: Inglês, Francês, Árabe, Turco, Malaio, Indonésio, Urdu, Russo, Bengali, Alemão, Espanhol, Neerlandês, Sueco, Norueguês e Bósnio. Toque na ilustração do globo para mudar o idioma. Considero isto uma característica incrível para um produto novo, pois maioria dos brinquedos interativos vem apenas com um idioma.

Tem 36 teclas sensíveis ao toque que ensinam todos os aspetos da oração, desde o Wudu e a intenção até aos surahs pequenos e o que dizer em cada etapa do salah.

As esponjas de toque à volta são os passos para a oração de 2 rakaahs; cada tecla sensível ao toque fala acerca de cada etapa,  recita em Árabe e traduz em Inglês (ou no idioma que estiver a ser usado). Isto é fantástico pois, maioria dos adultos não percebe o que lê e, ter a tradução em Inglês ajuda a perceber o que se está a ler e garante uma ligação mais forte com Allah durante a oração.

 

Como usar o tapete de oração

Recomendo que se sente com a criança, na primeira utilização do tapete e carregue em cada tecla para percorrer as etapas da oração. Fale com a criança e ajude-a a compreender cada etapa antes de começar a rezar.

O tapete tem ilustrações bastante coloridas que mostram à criança onde colocar os pés no início, e os joelhos, mãos, nariz e testa ao longo da oração.

A oração começará quando te levantares com os pés na esponja de pés. Existem lembretes visuais acerca de cada etapa à volta do tapete, com ilustrações da posição que se prossegue. No começo (e conforme a idade da criança), o acompanhamento por um adulto é muito útil.

O tapete passará para a próxima etapa de forma automática, quando o membro do corpo tocar na esponja sensorial a que corresponde a etapa currente.

No final, poderá carregar na tecla do Dua e o tapete irá recitar um pequeno duá no final da oração, juntamente com a tradução.

A tecla de Dua inclui duás do dia-a-dia tais como: duá ao dormir, ao acordar, ao entrar na mesquita, etc.

Pode facilmente ajustar o volume conforme a necessidade, pressionando a tecla de coluna.

É necessário que a criança fique em pé no tapete para que este a possa orientar ao longo da oração, tal como um adulto orienta e recita em voz alta.

Faixa Etária

O tapete de oração interativo está desenvolvido para crianças com mais de 3 anos.

Como é do nosso conhecimento, as crianças começam a imitar-nos a partir do momento em que se começam a mexer; logo uma criança de 3 anos é capaz de compreender palavras simples, frases e de, começar a aprender duás e surahs. Penso que certas funcionalidades são muito complexas para uma criança de 3 anos, pois ela não deverá perceber todas as palavras, frases e explicações. Para crianças entre os 3-5 anos, considero o tapete útil pois mostra-lhes onde colocar os membros do corpo, contudo elas precisarão da supervisão e orientação de um adulto.

A idade dos 6-7 anos e para cima é adequada para se começar a falar e explicar cada etapa e, é a melhor idade para usar as funcionalidades à volta do tapete.

 

Embalagem

O My Salah Mat vem numa embalagem colorida e brilhante, com desenhos animados e escrita clara; assemelha-se a um brinquedo infantil e consigo imaginar o entusiasmo das crianças ao receberem o tapete como presente, pois é visualmente muito apelativo.

Livro de Atividades Gratuíto

Para além de todas as funcionalidades, a embalagem inclui um Livro de atividades gratuíto. O livro é de alta qualidade e contém jogos acerca do Salah e uma página para pintar. Inclui duás, ilustrações e um guia para efetuar o Wudu e o Salah. Vem com a tradução do árabe para inglês e é ótimo como referência relaccionada com os aspetos do Salah.

A última página mostra como usar o tapete de oração através de ilustrações e de um diagrama.

Preço

Algumas pessoas consideram o preço de £44.99 elevado, no entanto, na minha opinião é um preço bastante razoável pois o tapete é um investimento. É de longa durabilidade sendo que pode ser passado de uma criança para outra.

Lembre-se que isto é um investimento para o Akhirat da criança. Quando ver as coisas por esta perspetiva, chegará à conclusão de que não é um preço elevado e será um presente maravilhoso.

Ensaio de funcionamento

Como a minha filha é muito pequena para usar este tapete, experementei-o com a Safa, filha de 3 anos dos meus amigos.

Logo que ela viu a caixa colorida, ficou muito entusiasmada e começou a saltar para cima e para baixo. Mal podia esperar para abrir a caixa e começar a usar o tapete.

Quando abrimos o tapete e explicámos o que lá estáva, ela quis, logo começar a usá-lo. Inicialmente, pensei que muitas funcionalidades seriam um pouco complicadas para ela mas, a menina adorou colocar as mãos e os pés nas posições adequadas e à medida que ela cresce, as outras funcionalidades ser-lhe-ão explicadas.

Assim que ela ficou em pé no tapete sob nossa orientação, começou a acompanhar as etapas. Penso que é melhor usar o tapete numa superfície plana e é necessário que as partes do corpo estejam posicionadas adequadamente nas teclas sensíveis ao toque para que possam ser reconhecidas. Por vezes, o sistema não reconhecia que a criança seguiu para a etapa seguinte mas depois de reajustarmos, o sistema conseguiu reconhecer. Isto pode ter acontecido pelo facto de termos dobrado o tapete várias vezes. Não é recomendado dobrar o tapete muitas vezes pois, isso pode interromper o circuito. O melhor é deixá-lo o mais esticado possível ou em alternativa, dobrá-lo da forma como estava dobrado dentro da caixa.

Recomendaria este produto?

Definitivamente que sim. Recomendaria a todos os pais que queiram ensinar as crianças a rezar de forma divertida e entusiasmante ao em vez de ensinar como tarefa ou por medo.

Na verdade, eu e o meu marido ficamos tão impressionados com o tapete que, iremos comprar um para a Safa como prenda de Eid inshaAllah. Conseguimos pensar em uma dezena de outras pessoas a quem gostaríamos de oferecer este presente também.

 

Palavras finais

Numa era em que a tecnologia está a dominar as casas, as crianças estão mais interessadas em brinquedos interativos nos iPads e telefones; brinquedos que reagam aos gestos e movimentos da criança. Este tapete interativo seria uma boa aposta para ter em casa. As crianças vão se divertir com ele e sem se aperceberem, vão estar a aprender como rezar. Sinto que isto irá incutir o amor pelo Salah nas crianças, desde cedo.

 

Recently Published

Our Recent Posts from All of Our Blogs

Recent Posts
Muslim Moms
Reviews
My Journey to Islam
Education
Creative & Fun
News
Muslim Business
Entrepreneurs
Ramadan

My Salah Mat
Educational Prayer Mat

The Fun, Easy & Interactive Way
to Teach Your Children
The Beauty of Salah
Liquid error (snippets/@AlternatingContentX line 68): Could not find asset snippets/CustomTexts-.liquid
image Liquid error (snippets/@AlternatingContentX line 127): Could not find asset snippets/CustomTexts-.liquid
x